—— É possível produzir ——
e deixar o
planeta melhor
Ao longo de dez anos de muito trabalho, com uso de tecnologia de ponta, métodos modernos de gestão e vontade de construir um futuro melhor, desenvolvemos um sistema produtivo que eliminou o impacto da nossa produção de carne sobre o aquecimento global. Um estudo da Pangea Capital constatou que, em 2018, capturamos mais de 89 mil toneladas de carbono equivalente. Ou seja, hoje, a Fazenda Roncador compensa todas as suas emissões de gases do efeito estufa e ainda captura carbono equivalente a 50 mil carros rodando mil quilômetros por um mês durante um ano todo.
Mas não é só. Metade de nossa área é de mata nativa ou de preservação permanente. Há mais de dez anos não se derruba uma única árvore na Fazenda Roncador. Pelo contrário, temos um viveiro que produz mais de 40 mil mudas de espécies nativas por ano para ampliar a cobertura florestal. E temos um compromisso com a redução do uso de defensivos agrícolas. Hoje, já temos resultados dez vezes melhores do que os exigidos pela União Europeia e estamos ampliando o controle biológico de pragas.
Visão de Sustentabilidade
Sustentabilidade é resultado de boa gestão. É preciso ter bons resultados econômicos para que se possa ter práticas que sejam favoráveis ao meio ambiente e benéficas às pessoas. Entendemos que a sustentabilidade se apoia num tripé: econômico, social e ambiental.
Sem um deles, falta equilíbrio e toda a estrutura fica comprometida. É por isso que nossos objetivos aqui na Roncador é sermos bons de negócio, sempre respeitando as leis, nossos clientes e colaboradores e, claro, a natureza.
Onça-pintada
Quase metade do terreno da Fazenda Roncador é composto por Áreas de Proteção Permanente, as APPs. São 72 mil hectares com toda a sua rica biodiversidade. A prova disso é que, somente ano passado, mais de 900 cabeças de gado foram abatidas por onças-pintadas. E se existe um grande mamífero predador nas matas é porque há toda a cadeia alimentar.
O esforço que fazemos pela preservação da floresta e sua fauna foi reconhecido pelo Instituto Onça-Pintada: nós somos, orgulhosamente, a primeira fazenda do Brasil a receber o Certificado Onça-Pintada.